Blog

MPF-CE conclui que houve vazamento do ENEM 2016, mas INEP nega

Nesta quinta-feira (1), o MPF-CE informou ter recebido um relatório da PF (Polícia Federal) que aponta para vazamento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, além do tema da redação antes do início da aplicação. Ao menos dois candidatos tiveram acesso ao material.

De acordo com o procurador da República Oscar Costa Filho, a íntegra do relatório e peças do inquérito serão anexadas ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE). Costa Filho pediu o cancelamento do exame diante dos primeiros indícios logo após o exame, em novembro.

Em entrevista coletiva na tarde de hoje, Costa Filho afirmou que o esquema de venda de gabarito e fraude na prova está se ampliando com o passar dos anos: “[O que se percebe é que] está à disposição logística mais sofisticada”.

Frase

Segundo o MPF, um trecho do relatório mostra que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame.

Ainda de acordo com o MPF, os candidatos tiveram acesso à “frase-código” da prova rosa, o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha. Essa frase escrita no gabarito é a que identifica a correção conforme a cor dos cadernos.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Inep, afirmou que ainda tinha conhecimento ao relatório da PF e, por isso, não se pronunciou oficialmente em um primeiro momento. O Inep é a instituição do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame.

Por volta das 16h, o Inep liberou uma nota em que desmente a conclusão do inquérito e nega que tenha havido vazamento.

 

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgou nota na tarde desta quinta-feira (1º), na qual desmente o MPF (Ministério Público Federal) do Ceará e nega que houve vazamento do exame deste ano.

“Os casos de tentativa de fraude identificados estão sob investigação e delimitarão a responsabilidade dos envolvidos. Não há indício de vazamento de gabarito oficial”, diz o comunicado.

Mais cedo, o MPF-CE informou ter recebido um relatório da PF (Polícia Federal) que aponta para vazamento das provas e do tema da redação do Enem antes do início da aplicação do exame. Ao menos dois candidatos teriam tido acesso ao material.

De acordo com o procurador da República Oscar Costa Filho, a íntegra do relatório e peças do inquérito serão anexadas ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife. Costa Filho pediu o cancelamento do exame diante dos primeiros indícios logo após o exame, em novembro.

Inep desmente MPF-CE e nega vazamento do Enem 2016

Na nota, o Inep informa que a PF já prendeu envolvidos em uma tentativa de fraude e que esses suspeitos foram excluídos do Enem.

O instituto afirma que consultou a Superintendência da PF sobre a suspeita de vazamento e foi informado que o “inquérito está em curso e corre sob sigilo”. “O Inep lamenta que o procurador Oscar Costa Filho use da prerrogativa institucional de ter acesso ao inquérito para vazar informações antes da Polícia Federal concluí-lo”, diz o comunicado.

“O Inep reitera o empenho de colaborar com a Polícia Federal para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes do Enem”, afirma na nota.

O Enem foi aplicado para mais de 5,8 milhões de estudantes nos dias 5 e 6 de novembro. Uma segunda aplicação está marcada para o próximo fim de semana, nos dias 3 e 4, para 277 mil candidatos, que não conseguiram fazer as provas em decorrência de uma série de ocupações de escolas e universidades.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/12/01/inep-desmente-mpf-ce-sobre-conclusao-do-inquerito-de-vazamento-do-enem.htm